Páginas

quinta-feira, 18 de março de 2010

Presos do CDR saem para passar Páscoa em casa

Como de costume o juiz responsável pelos presídios em Cascavel, libera alguns presos para passar datas comemorativas com a família. Natal, Páscoa, Dia dos Pais e Mães entre outros.
Portaria especial de Páscoa “Indulta de Páscoa” faz parte do processo de ressocialização do detento, que pode visitar a família e conviver com a sociedade por pouco menos de 10 dias.
Em entrevista à “Folha Cidadã” o diretor do Centro de Detenção e Ressocialização de Cascavel (CDR), o Sr. Ari Batista disse que esse ano cerca de 52 presos poderão ter o benefício. Disse ainda que quem determina a quantidade de internos que sairão é o juiz da comarca local e não o presídio.
Para que o interno tenha o direito é necessário estar em bom comportamento, ter cumprido mais de um quinto da pena se for réu primário e um sexto se for reincidente, é necessário ainda não ter nenhuma punição interna nos últimos 10 dias.
Em 2009 o mesmo beneficio foi concedido a 22 presos do CDR e 3 desses não retornaram ao presídio, ficando assim como foragidos podendo ser recapturados a qualquer momento em quais quer condições que estejam.
A média nacional de evasão em presídios decorrentes dessas portarias é de 5% anual. Em 2009 o CDR teve cerca de 2% de evasão ficando 17% acima da média. Segundo Ari Batista não existe nenhuma expectativa para o ano de 2010, uma vez que não tem como prever quantos presos retornará para terminarem de cumprir suas penas.


Por Thiago Correia aluno de jornalismo da UNIVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário