Páginas

sábado, 30 de janeiro de 2010

Tatuagem, um mito?

História
Assim como o universo e seu habitantes, a tatuagem também não tem uma exata história de surgimento, só se sabe que é uma prática muito antiga, antes usada para identificar povoados e estilos de vida.
Os primeiros indícios dessa pratica podem ser observados ainda na pré-história, quando os historiadores encontraram nas cavernas, desenhos de pessoas com o corpo desenhado, e ainda nas antigas estatuetas, que também tem seus corpos com desenhos.

O relato concreto e indiscutível de que a tatuagem acompanha o homem desde seu surgimento são as múmias. Na Itália foi encontrada a múmia mais antiga do mundo por turista, que segundo os historiadores ela viveu em 5.300 A.c, e em seu corpo, mais precisamente na espinha dorsal, tinham desenhos, e também em uma das coxas uma cruz e nas duas pernas um desenho de estilo tribal.

Preconceito
A tatuagem não é proibida, porém existe um grande preconceito diante desse assunto. A igreja foi a grande percussora dessa discussão apontando na bíblia o texto de Levítico 19:28 “Pelos mortos não dareis golpes na vossa carne; nem fareis marca alguma sobre vós. Eu sou o SENHOR.” como o principal discurso de Jesus Cristo sobre o assunto.
A também quem diga que já foi prejudicado em concursos públicos devido ter o corpo tatuado. Nossa constituição não prevê nenhuma restrição para os amantes da arte de se auto pintar, porém se pensa em trabalhar para o governo federal ou estadual, é bom que não tenha o corpo tatuado.
A tatuagem durante muito tempo serviu como forma de identificação de ex detentos e cada tatuagem tinha um significado, e esse é outro motivo para tanta descriminação, veja aqui alguns exemplos dessas formas de identificação.
Nossa Senhora Aparecida
Tem dois significados: pequena, é um símbolo de proteção e esperança. Grande, no alto das costas, quer dizer que o preso foi condenado por estupro e violentado na cadeia – um castigo marcado para sempre


Diabo
Usada por quem traz o doce prazer e sorriso da morte nos lábios. Uma variação é o diabo trazendo uma caveira nas mãos. (preso de alta periculosidade)






Moda
A tatuagem está na moda, antigamente não se via muitas mulheres tatuadas, porém hoje é comum vê-las desfilando seu modelos com costa e barriga de fora exibindo o sexy desenho.
A forma de tatuação tem evoluído a cada dia facilitando o acesso aos jovens, e criando aos poucos uma nova cultura, uma cultura mais “zen”.
Para se fazer uma tatuagem hoje, são necessários importantíssimos métodos de higienização do local que periodicamente é inspecionado pelos órgãos de saúde.

Esquisitice
Existem aquelas pessoas que ficaram conhecidas pela forma na qual tatuaram os seus corpos, e pode acreditar, são tatuagens extremamente esquisitas.
Vejamos as 5 das tatuagens mais estranhas escolhida por mim.
Será que esse camarada ama ou odeia a Britney?











Se alguem conseguir encontrar algo mais grotesco que isso me envie por e-mail :)

Nota-se que a pessoa tatuada ja estava com a idade um pouco avançada, devido aos cabelos brancos.

Desempregada alugou a propria testa para a publicidade de um cassino.
Objeto não identificado

Ela aceitou a fazer propagando do meu blog.
Obrigado Shara.

2 comentários:

  1. Interessante, estava procurando algo sobre mito da tatuagem e achei este tópico. Engraçado que, segundo minha interpretação de um livro de filosofia, a tatuagem na sua criação estava marcada por mitos.

    Tatuava-se para marcar ritos de passagem (em um tribo por exemplo). Este tipo de rituais eram marcados por um mito da antiguidade (só se era adulto ou pertencente à comunidade se tivessem essas marcas - muito parecido com o que temos hoje sobre no Trote universitário)...

    Sim, ao que parece, hoje não é diferente, temos o mito de que a tatuagem é do mal (mito do maniqueísmo). Além deste tipo de minto, há , também, o mito do próprio tatuado que acha que isso lhe trás um sexualidade maior ou um contravenção contra a sociedade e por aí vai (outros mitos - que não só é um explicação baseadas em seres extraordinários). Nossa sociedade é lotada de mitos, mito do bom pai, casamento, dos heróis em quadrinhos e por aí vai... Só ficam aqueles que resistem à razão quando não nos deixam menos desumanos.

    Sim, tatuagem é um mito de diferentes formas, já que na cabeça do religiosos elas são uma coisa, nas das vítimas de criminosos são outras e na cabeça dos adolescentes é outra.

    ResponderExcluir
  2. Tópico antigo... heim, mas está valendo o comentário ^^

    ResponderExcluir